quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Memórias de Infância - (1)

 “Cheiros da minha infância”

As memórias mais felizes que guardo da minha infância são memórias do cheiro a fim de semana.
Ao sábado de manhã gosto de me levantar cedo porque aos primeiros raios de sol cheira-me a feira.
Eu e o meu pai arrancávamos de casa bem cedo, juntos iamos para a feira vender. Eu adorava aquele buliço e o ambiente, o montar a tenda, o expôr os artigos da forma mais apelativa possível. Dava por mim a beber as expressões que o meu pai usava para atrair a clientela e depois tratava logo de o imitar, ele piscava-me o olho sorridente e orgulhoso sempre que eu vendia artigo. Desenganem-se os pingos doces e os continentes se acham que foram os inventores do “leve 3, pague 2!” quanto a mim foi o meu pai e nem admito discussão.
O domingo de manhã cheira-me a graxa. Era esse o primeiro aroma dos domingos de manhã e eu ainda de pijama, saltava da cama, corria lá em cima ao terraço e lá estava ele, o meu pai: Sapatos alinhados em parada militar, o meu pai sentado como um profissional num banquinho de madeira rentinho ao chão, farrapo traçado na coxa a postos para puxar o lustro com firmeza um a um. E eu ali ficava encantada a vê-lo, inspirando fortemente aquele cheiro que guardo até hoje. Não sei o que brilhava mais se os sapatos lustrosos como novos, se os olhos dele inflamados pelo gosto que punha em tudo o que fazia.
À hora do almoço de domingo cheira-me a espuma da barba.
Enquanto outros aromas se entrelaçavam na cozinha, o meu pai ia fazer a barba e eu tinha lugar na primeira fila para aquele ritual. Primeiro enchia o lavatório, depois fazia a espuma, em seguida cobria o rosto com aquele pedaço de pai natal, e por fim eu redescobria sempre o rosto cheiroso e macio de meu pai que pegava em mim ao colo e me pedia para eu ver bem de perto se ele tinha feito um bom trabalho. Eu aconchegava-lhe o queixo com ambas as mãos que mais do seu rosto não abarcavam e afogava o meu nariz na sua bochecha…cheirava-me sempre a pai bonito.
Ainda hoje sempre que me deito, o lençol  exala um cheiro a saudade, porque me faltas tu ali sentado na beira da minha cama a atracares-me os cobertores e aconchegares-me de carinho. Sinto falta da tua mão áspera a afagar-me os cabelos como quem me acalmava a rebeldia.
Nunca mais fui linda como só os teu olhos me viam pai.

Hoje, gosto de comtemplar as minhas mãos, nelas as veias azuladas e proeminentes deixam adivinhar o pulsar de um sangue teimoso e determinado, o teu, que nelas corre e que todos os dias me lembra que por muito que de mim te afastes meu pai, a cada bater do meu coração te trago comigo.

Suri

17/01/2018

____________________
Ps Se quiseres participar neste tema envia um texto sobre as tuas Memórias de infância até 5 de Fevereiro para o email dofundodocoracao1@gmail.com . Já agora vai comentando os textos que mais gostas!
Obrigado por esta nossa partilha tão boa! ♥

4 comentários:


  1. Querida Suri! quase que também senti os cheiros!
    Beijinhos Suri e Mel!

    ResponderEliminar
  2. Este texto está tão profundo... quase que parece que consigo fechar os olhos e imaginar esses teus cheiros... esses momentos, esse amor que está ai dentro do peito, num lugar especial ♥
    obrigado Suri por esta partilha inspiradora!!! bjos mil

    ResponderEliminar
  3. A vida era tão mais simples antigamente. É disso que eu tenho mais saudades.

    ResponderEliminar