quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Dos últimos tempos...

Até poderia dizer que esta ausência está relacionada com o muito muito trabalho que tenho tido. Sim também mas não só. Na verdade não ando bem e como sabem adoro deixar aqui essencialmente sorrisos e coisas boas. Mas de facto a vida nem sempre se pinta como queremos e custa quando vemos os nossos sonhos desabarem.
 Tenho me sentido presa nas palavras, pouco contida nas lágrimas e com muito cansaço. A minha estratégia é sempre a mesma: fazer um esforço para equilibrar entre as coisas menos boas que vão acontecendo e as muito boas que tenho! Faço sempre um esforço grande para me controlar, para guardar para mim tudo o que me "bota abaixo". Vive-se uma fase difícil de adaptação a uma nova vida, a uma nova terra, a uma nova casa, a um novo conceito de familia. Devagarinho vamos assimilando as mudanças e adoptando estratégias. Mas custa ver os efeitos de uma separação numa criança  por mais amigável que seja . Estou cansada de ser forte e sinto que também tenho de me permitir estar cansada visto que toda a vida tive de ser forte e corajosa. Tudo o que tenho vivido transporta-me ainda que de forma inconciente para um passado instável e repleto de desamor. Tenho dúvidas e medos. Não por mim mas pela minha filha. Penso muito nela, penso nas minhas decisões e no impacto que elas têm e terão na sua vida e crescimento. Custa-me muito ouvir ver e sentir que ela não tem uma família dita normal. Nas pequenas coisas, nas coisas do dia-a-dia custa tanto pensar que agora estamos as duas e em muitas coisas não deixa de haver falhas porque sou humana. E depois há-que transmitir segurança e alguma tranquilidade quando no fundo todo o esforço começa a cansar. Há tanto por fazer, "distrair saudades" e vazios quando ela não está, pensar em mil e uma burocracias, despesas, responsabilidades, estar minimamente concentrada nas exigências profissionais. Lidar com conflitos e gente má no trabalho onde passo tanto tempo (basicamente ignorar). E o mais difícil: lidar com a ausência de pilares, de pessoas significativas da família alargada que são tão importantes no dia-a-dia e principalmente para a desenvolvimento harmonioso de uma criança. Tudo está sobre as minhas costas e elas começam a doer.
Tenho lutado e vou continuar a fazê-lo. Não sei viver de outra forma.
Novos sonhos virão e sei que um dia olharei para trás e terei uma nova perspetiva!
Por agora prossigo caminho com sorriso nos lábios, esperança e amor no coração, enfrentando um dia de cada vez!

Tenho saudades vossas e agradeço tanto a vossa presença e carinho constantes na minha vida! <3

17 comentários:

  1. As famílias normais são aquelas onde há amor, e tenho a certeza que isso não falta à tua filha. Não seria nada saudável obrigá-la a conviver com determinadas situações. Não foi só por ti que mudaste a tua vida, foi também por ela. Tu és uma lutadora, vais conseguir. Tenho pena de não poder estar fisicamente convosco, mas sabes como me contactar, estou aqui de coração.

    Força, um abraço muito apertado minhas lindas :)*****

    ResponderEliminar
  2. P.S.: Crava-me à vontade, vou adorar. :)

    ResponderEliminar
  3. Minha querida...percebo tão bem o que dizes no que toca ao fardo que carregas agora sozinha...mas sei que é uma travessia natural embora dolorosa e como tu própria e muito bem dizes...outros sonhos virão...!!!E serão belos ....maravilhosos e encherão a vossa vida de felicidade...! Estás à altura para agarrar o caminho e seguir por ele e quando for preciso escolher de novo...nunca duvides...! A pequenota é isso mesmo...pequena e como todos esses fascinantes seres tem em si uma fabulosa capacidade de adaptação...precisa do seu tempo...como todos...mas vai avançar para o seu novo dia a dia e encontrar aí a felicidade...!
    Ignora quem não te quer bem...como já estás a fazê-lo assim que percebas a lição que tens de tirar da sua presença...mas só depois disso...digo isso porque cheguei à conclusão de que aprendi mais ao longo da vida com esse tipo de pessoas do que com os amigos...e eles estão na nossa vida por alguma razão...são muitas vezes o contraponto para as outras áreas da nossa vida e quanto mais depressa percebermos isso melhor!!!
    Gostava de estar mais solta de problemas eu própria para te ajudar..fosse no que fosse mas mesmo assim sabes que estou aqui para o que precisares...e ainda um dia arranjaremos tempo para uma conversa ao vivo e a cores...!!!
    Beijinhos amiga querida...Adorei mas adorei a reportagem fotográfica...olha para ela muitas vezes já lá está tudo a começar...já lá está o porvir feliz!
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. =) aprendo tanto contigo...
      eu é que queria estar mais presente nesta fase dificil que estás a passar. mas o meu coração e pensamento estão contigo sempre!
      Quanto à gente má, invejosa e competitiva é ignorar ao máximo!
      sim a sessão marcou o inicio de uma nova fase! ;)
      bjo gigante

      Eliminar
  4. Ah e claro..concordo com a Canca...não há famílias que não sejam normais só famílias... e depois aquelas que se destacam pelo amor como a tua...mas isso tu já sabes...
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Ohhh, espero que consigas ultrapassar esta fase menos boa da tua vida, sei que a tua filha, o teu bem mais precioso te vai ajudar nesta fase, e a tua familia é uma familia de amor e isso é que importa.
    Força muita força.

    bjs e um abraço

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Maria!!! tão bom os vossos mimos.. confesso que já tinha saudades ;) bjinhosssss

    ResponderEliminar
  7. Conflitos laborais todos temos, de uma forma ou de outra. Cuida de ti. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, também já trabalhei em vários sítios e sempre existem pessoas diferentes e situações de conflito mas nunca vi nada assim... enfim. É o menor dos meus problemas mas que não ajuda não. Obrigado!! bjs

      Eliminar
  8. Minha doce Mel
    Tens que olhar em frente e acreditar que as coisas boas ainda estão para vir.
    Não há um padrão normal de família, para dizer só que assim são felizes, o que importa é o amor e a segurança que transmites a tua princesa, fala sempre verdade, nunca escondas nada, mesmo sendo pequenina ela vai compreender e juntas vão ultrapassar essa fase e serem muito felizes.
    faz dela o teu pilar e faz com que ela sinta que tu és o pilar dela, sei que faz falta sentir o apoia de outras pessoas, mas tenho a certeza que juntas iram ultrapassar tudo e serem muito felizes,eu na minha fase má estive sozinha ao lado da minha princesa, não pude contar com o apoio, o carinho e os conselhos de ninguém, houve alturas que me senti sozinha e uma raiva enorme por não ter ninguém do meu lado ainda hoje sinto essa falta, graças a Deus tudo se resolveu e hoje estamos juntos e felizes, mas ambas sempre fomos o pilar uma da outra e a nossa relação ficou ainda mais forte do que já era, tenho a certeza que vós as duas juntas são fortes e vão ser muito felizes.
    Quando as pessoas más o melhor a fazer é mesmo ignorar e responder com um sorriso, sei que doí, mas por favor não valorizes, segue sempre o teu coração e faz sempre o que for melhor para ti e para a tua princesa e que vos faça felizes.
    Apesar de estar longe, estou aqui, sabes bem que me podes escrever sempre que o desejares.
    Um beijinho enorme de força para vocês as duas.

    ResponderEliminar
  9. Tu és forte e corajosa. Tens de ser.

    As pessoas más não nos fazem mal. Pois não?

    Beijinho
    (Já te sigo)

    ResponderEliminar
  10. =)
    com o tempo aprendemos a defender-nos de forma sábia... nessa e noutras áreas ainda tenho muito que aprender!
    bjinho!

    ResponderEliminar
  11. Há uns anos passei por uma situação identica. Revejo-me nos medos e receios que descreves. Deixo-te duas sugestões:
    1) entrega-te ao cansaço de quando em vez - aproveita quando não tens a pequena por perto. Com o tempo sentir te ás cansada menos frequentemente.
    2) não percas a esperança. No meu caso, esse periodo tão doloroso acabou por dar lugar a outro maravilhoso. E hoje o meu filho não tem uma familia dita normal, mas tem uma familia que o ama, apoia e acompanha como ainda não tinha tido.

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Há muito tempo que não vinha aqui espreitar, demasiado! É sem dúvida uma barra muito pesada que tens em cima. Não tenho dúvidas que a consigas carregar mas a que custo para ti? Divide esse pesa ainda que por enquanto não saibas bem como o irás fazer mas aos poucos outras mãos te irão ajudar só tens de deixar. * bj

    ResponderEliminar