quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

As Mães também têm dúvidas

A minha princesa M é uma criança alegre e desenrascada. Tento equilibrar mimo, segurança e conforto com alguma disciplina. Ela tem muito de mim... mais do que queria. É sensivel às atitudes do outro e é de lágrima fácil. Mas ultimamente anda muito chorona, mais sensivel, e por vezes nem sei o que fazer. Dá-lhe para chorar por tudo e por nada e quando lhe pergunto "Matilde porque é que estás a chorar? ela responde Não sei...(num pranto)". às vezes não sei bem o que fazer, como ajudá-la a ser mais forte e resistente porque na escola não quero que ela seja piegas porque sabemos que poderá sofrer com isso. A educadora diz que ela é uma criança feliz e que admira a forma como lida com a separação.
Mas na verdade anda mais chorona que o normal... talves saiba porquê... estivemos a semana passada de férias, o pai não arranjou tempo para a ver qaundo chegámos, tal como eu propus várias vezes, e depois foi para fora do pais de férias mais duas semanas (sem lhe explicar bem que ia para longe) e penso que ela esteja a ressentir-se disso. Mais, acredito que possa estar aperceber-se que o pai tem outras prioridades e está a tentar encaixar isso. Ou então não, são só filmes da minha cabeça e está mais piegas pelo mimo que lhe dou. Seja como for como mãe preocupo-me. Preocupo-me que ela perceba que o pai não é o que idealiza e que aos poucos o vai descobrindo atraves de pequenas atitudes. Uma coisa é certa, ela sabe/sente que eu estou sempre lá incondicionalmente; que vai sempre comigo para onde eu for porque amo estar na companhia dela e quando não está (porque também tem de passar tempo com o pai) parece que me falta um membro. Continuarei a lutar e a defender os interesses dela. Sei que não há ninguem no mundo que a ame e se preocupe mais que eu e que saiba o que é o melhor para a vida dela. Faço o meu papel o melhor que sei, o dos outros não consigo fazer.
Quero lhe dar ferramentas e um bom suporte emocional. Ás vezes nem sei bem como. Tenho sempre as minhas dúvidas e medos. É natural, este é um Amor perfeito numa pessoa imperfeita.

Mães queridas deixem os vossos comentários e experiências pode ser?!
Agradecida ♥

9 comentários:

  1. A separação dos pais para uma criança mesmo que aparentemente esteja a reagir até bastante bem é sempre doloroso, quebra-se um elo, desfaz-se uma imagem familiar que até á data ela tinha na mente ,tem de enfrentar a diferença do novo ambiente familiar com os dos colegas mesmo que agora até se torne um pouco normal para a cabecinha da criança não é.
    Não deve saber como reagir nem tão pouco saber o que esta a sentir por isso chora e nem sabe explicar bem porque mas o sentimento está lá, se o pai for sempre um pai presente em tudo tal como a mãe não dava espaço pra tristeza mas quando não é só com o passar da idade a princesa vai arranjar ferramentas para lidar com isso tudo, mas o mais importante é que com o passar da idade vai saber que te tem lá para tudo que tu somente e sempre tu como MÃE nunca lhe vais falhar e vai sentir uma segurança enorme.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sandra! A separação deu-se quando ela tinha 2 anos. Penso que nem se lembra dos pais juntos. Acho que já ultrapassou essa fase, agora naturalmente vêem outras. Que Deus me dê sabedoria! bjssss

      Eliminar
  2. Pelo que leio aqui acho que estás a fazer um óptimo trabalho. Nem sempre é possível controlar-mos as dores dos filhos, por muito que nos custe. No caso da tua filha, o pais estando menos presente, e por muito bem que ela lide com a separação, vai haver sempre uma parte dela mais vulnerável, pelo menos enquanto for criança e não tiver estratégias psicológicas para lidar com essa ausência.
    Acho também que essas lágrimas são saudáveis porque de algum modo deita para fora o que lhe magoa lá dentro. ~
    Só podes controlar o que está ao teu alcance (dói p`ra caraças) e é nisso que deves continuar a trabalhar. Não deves, contudo, deixar de conversar com o pai dela, de modo a fazê-lo perceber como algumas atitudes dele podem magoar imenso a filha.
    Beijinhos enormes e um abraço para as duas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida!! sim verdade, tento falar e favorecer uma boa relação pai/filha dentro do possivel. Bjss

      Eliminar
  3. Mel, nunca sabemos ao certo o que é melhor. Eu julgo que a separação nessa idade, é mais facil, do que na idade dos meus (ela tinha 13, ele 10), no entanto o facto de nos darmos lindamente e de ele estar sempre muito presente na vida dos filhos, sem imposições de parte a parte, de dias e horas para os ver, ajudou muito, e continua a ajudar no bem de estar de todos. Mas pelo que leio de ti, parece-me que dadas as circunstancias, estás a fazer o melhor que podes e sabes, e parece-me que o estás a fazer bem. POde ser só uma fase... Espero que corra bem, pelo melhor, e força, nesta caminhada que é educar. Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rainha pelo teu testemunho!. sim é muito dificil educar, um grande desafio!! tento promover e facilitar o mais possivel em prol do bem estar da princesa e passo muitas vezes por cima de mim por ela como imaginas.
      Pois é mais fácil sim nesta idade penso eu mas é sempre delicado. Obrigado mais uma vez!! bjs

      Eliminar
  4. Olá minha Rainha:)
    Tudo aconteceu era ela ainda muuuuiiito nininha:) e ...dentro do mau...foi o melhor que podia ter acontecido, quando acontece na adolescência deles...fica marcado a ferros para o resto da vida. MorMeu tem 50 e ficou com marcas que não esquece.
    Teres encontrado um Principe vai ajudar ao equilibrio de que a nossa Princesa precisa:)

    Vai correr tudo bem se Deus quiser e SIM: Estás a fazer o melhor que sabes, Deus e ele sabem disso:) jinhooooooosssssss, saudades e um abraço apertado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha Suri que saudades... volta por favor fazes-me muita falta! obrigado, tu sabes tudo desde o inicio ;) bjssss e abraçoooo gigante

      Eliminar
  5. Sim, pode ser a perceção de que o pai não está presente... mas também pode ser só uma fase de ser criança...
    A minha tem uma história muito diferente da tua... e passou uma fase dessas...
    Beijinhos!

    E a tua filha sabe que estas sempre lá para ela!

    ResponderEliminar