quarta-feira, 18 de março de 2015

O conforto de se sentir amado ou o desconforto de não se ter sido devidamente amado?!

Hoje estou em modo de relembrar um texto que escrevi em 2012 mas que nunca "passa de moda" por ser uma realidade muito concreta na minha vida desde sempre!

Quarta-feira, 18 de Julho de 2012

O conforto de se sentir amado

"Não são os fatos que acontecem que fazem com que você aprenda algo, mas somente suas respostas e reações àquilo que acontece. Também não são as experiências de sua vida, desde a infância, que transformaram você na pessoa que é hoje, mas somente a maneira como reagiu, ou respondeu, àquilo que você viveu."

A forma como reagimos aos diferentes acontecimentos da nossa vida influência significativamente quem somos hoje. Verdade. Mas não posso deixar de pensar que muitos factores que considero fundamentais como sendo a base de um crescimento saudável e da nossa formação como pessoas marcam de forma inequívoca caracteriscas da nossa personalidade e formas de agir. As estruturas familiares base, os valores apreendidos e a qualidade das vivências na infância são cruciais na forma como encaramos a vida, como perspectivamos o outro e como nos relacionamos conosco próprios.
Falo tão simplesmente do conforto de ser amado e apoiado incondicionalmente.
Aqueles que tiveram e ainda têm um bom suporte de apoio familiar são mais seguros, mais confiantes, mais optimistas. muitas vezes não o reconhecendo, possuem um grande tesouro na construção de uma vida estável, de uma personalidade segura e de uma auto-estima equilibrada.
E aqueles que não têm? Creio que esses podem seguir vários caminhos, e procurar todo o tipo de escapes para o que lhes faltou. Acho que mesmo para aqueles que com algum esforço conseguem lidar com a vida de forma mais ou menos sensata, procurando usar as dificuldades e as faltas para se tornarem mais fortes, existem sempre lacunas por preencher, feridas por sarar. E por incrivel que pareça é na idade adulta que essas ausências fazem mais diferença na bagagem emocional, talvez por uma maior conciencialização e amadurecimento.
Talvez saibas do que estou a falar, talvez não.
A luta é continua e chega a uma altura em que há necessidade de aliviar o peso.
Reter os aspectos positivos.
Transformar mágoas.
Não viver preso ao passado.
Simplificar o presente.
Ter esperança no futuro e descansar emoções.
Sim, descansar emoções.

4 comentários:

  1. a reter:
    Reter os aspectos positivos.
    Transformar mágoas.
    Não viver preso ao passado.
    Simplificar o presente.

    ResponderEliminar
  2. "Descansar emoções "
    Essa frase ficou-me na cabeça

    ResponderEliminar
  3. É Mel, tudo o que escrevestes, podia muito bem ter sido eu, na primeira pessoa.
    Das coisas menos boas da vida, nas lacunas deixadas, é necessário, efectivamente, encontrar os pontos positivos para nos deixarmos crescer, sem mágoas nem rancores e assim nos permitir-mos, agora, agarrar tudo o que de bom temos, deixando para trás o que não nos ajudou a chegarmos aqui!
    Tocou-me na alma essa tua reflexão!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O passado não volta atrás e é no presente que tudo acontece.
    Em relação à pergunta não te sei responder.

    beijinhos.*

    ResponderEliminar