sexta-feira, 7 de junho de 2013

Divórcio

Sempre esteve presente na minha vida bem de perto, com muitas consequências negativas, mas nunca o perspetivei para mim. Desde que me conheço que me lembro de sonhar e lutar por ter a família que não tive. Por construir um porto de abrigo, um lar saudável e feliz!
Durante muito tempo prescindi de mim e tardiamente acabei por descobrir que sempre tivemos prioridades/ objectivos diferentes. 16 anos juntos é um longo caminho para quem tem apenas 31 anos de vida, talvez por nos termos apegado cedo demais passámos fases e experiências à frente. Entretanto lutei, iludi-me por diversas vezes, tiram-me o chão, levantei-me vezes sem conta, tentei outra vez e mais outra e mais outra. Tiraram-me a solidão sem em troca me darem verdadeira companhia. Achava sempre que era uma fase, que as coisas iriam mudar. No entanto, todos nós temos os nossos limites e devemos respeitá-los em prol da nossa saúde emocional e mental. E foi o que eu fiz. Houve um dia em que cheguei ao meu limite, cansei-me. Um relacionamento duradoiro e feliz faz-se com quatro mãos a puxar e não sempre as mesmas duas. Acreditem que seria mais fácil e confortável continuar do que desistir. Mas continuar significaria insistir no erro, "tapar o sol com a peneira", seria manter uma ligação de fachada e isso nada tem a ver com o meu feitio. Prezo muito determinados valores e sei que nunca devemos abrir mão deles por muito dura que seja a situação ou as consequências. Não me assusta ficar sozinha com uma criança tão pequena nos braços sem familia por perto, digo-vos que não. Não vou dizer que é fácil mas aquilo que mais tem pesado em todo o processo é pensar no crescimento dela e no desistir de um sonho de manter algo que nunca tive.
Sei que agora importa não valorizar demasiado as coisas que correram mal. 

Houve momentos e coisas muito boas, sim, a maior delas a minha filha! E é por ela que não vou guardar rancor nem mágoas do que me fizeram de mal, aliás no meu coração não cabe dessa bagagem. Vou procurar olhar para o pai da minha filha como um amigo, porque também tem coisas boas, porque também vivemos coisas boas e porque acima de tudo é importante para a princesa M tratar-mo-nos bem, com respeito, cordialidade e amizade (espero que isto continue a ser possível). Não vou permitir que a usem seja de que maneira for. Vou fazer de tudo para que minha filha sofra o minimo possivel e que possa crescer feliz, sentindo-se amada e apoiada pelos pais. A mim o que me fez falta não foi ter tido os pais juntos, foi sim não ter tido pais no verdadeiro sentido da palavra.
Neste momento, não me posso dar ao luxo de ficar triste, nem abatida, este ser tão pequenino precisa de mim, precisa da minha estabilidade, do meu equilibrio, da minha alegria e serenidade para viver cada dia da melhor forma. Vou conversando com ela dentro do limite da sua tenra compreensão, mas um dia, contar-lhe-ei tudo,  sim porque a vida nem sempre é cor-de-rosa e há a necessidade de se aprender a transformar o que é mau em bom e livrarmo-nos do que nos impede de ser feliz.
Por agora ainda atravesso a tempestade, mas olho em frente, vivo um dia de cada vez lutando para estar bem.
São necessários encerrar ciclos para dar lugar a novos horizontes e acredito há-de chegar a bonança!


(texto escrito em Abril 2013)

30 comentários:

  1. Um beijinho grande! Vai tudo ser melhor de agora em diante ;) Beijinho e muita força

    ResponderEliminar
  2. Espero que hoje já olhes para este texto com outros olhos e que te sintas bem com a escolha feita e feliz! Acho que deves sempre pensar na tua filha primeiro isso sim é importante! Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olho sim sonhadora! cada dia sei que é a melhor para todos e acima de tudo para mim e para a filhota! bjinhos

      Eliminar
  3. Um beijinho grande Mel.
    Uma nova fase, uma nova vida. Há que encarar de frente e sempre com fé e optimismo :)

    ResponderEliminar
  4. Minha querida Mel sente-se que és uma lutadora, uma pessoa cheia de amor no coração, imagino o que tens vivido, e o turbilhão de sentimentos por que tens passado. A tua filha é um presente divino, talvez por ela tenhas tido uma coragem que não terias só por ti, mas tu mereces ser feliz, e pensa que este foi um primeiro passo nesse caminho.
    Sabes que tenho um carinho muito grande por ti, um dia vamos estar mais próximas eu, tu e a tua riqueza. Força se precisares de alguma coisa tens o meu e-mail no blog.

    Um abraço enorme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cana as tuas palavras deixaram-me sem qq palavra que possa exprimir o que sinto... és preciosa e gostava mesmo de te apertar! bjinho grandee

      Eliminar
  5. Amiga:) Olá:)
    Estás a imaginar-me? Eu também. Agora fecha os olhos. Vês estes dois braços abertos são os meus, aqui, para ti e para a nininha:) agora vou fechá-los sobre ti e apertar forte!
    As nossas vidas cruzaram-se além destes cantinhos e se há bençãos que agradeço a Deus foi ter conhecido alguém como tu.

    Estarei sempre onde tu me quiseres. Sabes que podes contar comigo. Foste capaz de tomar a mais difícil decisão da tua vida. Daqui para a frente o teu coração indicar-te-á o caminho.

    Eu acredito em ti, na pessoa que és na Mulher em que te tornas-te e na Mãe que sempre saberá o que é melhor para a sua menina. Sou tua Amiga. Espero que saibas o que significa estar a dizer-te isto, se não sabes, eu digo-te: Mesmo não estando fisicamente ao teu lado, estarei sempre disponível para ti, quando de mim precisares, para sorrires, para rires, para chorares e para ralhares comigo, eese espaço no meu coração já é teu.

    Fica com Deus Querida.
    jinhossss para ti e para a nininha ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... fogo só tu mesmo, és única e tão especial e dás-me tanto que nem sei o que te dizer! adoro-te mto e tb estarei sempre cá p ti! Obrigada é pouco!

      Eliminar
  6. Gosto muito de ti, admiro-te muitíssimo...e estarei o mais perto que precisares, quando precisares...sabes que sei do que falas...já passei por algo semelhante!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei sim amiga e és uma inspiração e um exemplo para mim! Também gosto mtoooooo de ti e estarei por perto q quero q estejas sempre por perto! obrigada meu anjo! bjinho e abraço apertado

      Eliminar
  7. Eu sei que Deus vai te ajudar a cuidar da sua filha melhor do que se você estivesse acompanhada pelo pai dela. Deus tem o melhor para você!


    http://elaecrista.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Olá Mel, podia escrever-te imensas palavras mas sei que nestes momentos, aquilo que mais precisas é de abraços, carinho e apoio. Se precisares de desabafar, e sei por experiência que é melhor desabafar tudo mesmo, podes contar comigo.
    Muitas beijocas nossas, muita força, acredito que escolhemos o melhor para nós e tu não és excepção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas tuas palavras e carinho! Sim infelizmente este é o melhor caminho, mas sei que um dia olharei para trás com um sorriso grande, sabendo o sentido de tudo! bjinho

      Eliminar
  9. A vida troca-nos as voltas, mas mostra-nos sempre o caminho a seguir.
    Como mãe tenho a certeza que a tua filhota é a tua maior prioridade em qualquer das tuas decisões.
    A vida é um recomeçar de novo todos os dias e tu vais recomeçar com o grande amor da tua vida: A tua princesa, o teu maior tesouro.
    Ontem passei aqui, escrevi e apaguei inúmeras vezes. Fui embora sem deixar pegadas.
    Hoje não me apetecia postar no blogue, pensei nas tuas palavras e apesar do meu post não ter nome, é para ti.
    Aqui deste lado deixo-te um abraço bem apertado, dado de coração.
    Beijinhos Mel

    ResponderEliminar
  10. Não deve ter sido fácil a tua decisão, mas Deus vai ajudar-te com a tua pequenina, e a seguires em frente.
    Sente por favor deste lado,um abraço e beijinho cheio de amizade, e se houver algo que eu possa fazer,sabes onde me encontrar, à distância de um clic...
    Beijinhos e tem fé na vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marina, Deus está sempre ajudar-me!! Abraço querida

      Eliminar
  11. Oh querida, não fazia ideia. De facto, passaste metade da tua vida com a mesma pessoa, entende-se perfeitamente que precises de tempo e força para te adaptares à nova realidade. Força!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mesmo, mas acho que o pior já passou!! assim o espero!

      Eliminar
  12. Fiquem com Deus, e que melhor venha a cada novo dia :) e que sejam muito Felizes, beijinhos nos vossos <3 <3

    ResponderEliminar
  13. Força para enfrentares esta fase meno boa. O melhor do mundo está contigo. A tua filha. E é por ela que tens de ser assim forte e continuar a sorrir. Fazes bem em pensares nele como o pai da tua filha e manteres assim esses pensamentos, acho que quando há um divorcio os filhos devem estar sempre em primeiro lugar e por eles deve ser mantida sempre uma certa cordialidade e entendimento afinal ele deixa de ser teu marido mas não vai deixar de ser o pai da tua filha .
    Força.
    Um abraço virtual.

    ResponderEliminar
  14. desejo que tenhas forças para enfrentar esta fase mais cinzenta da tua vida.
    Que a tua filha te ajude a olhar para o futuro com esperança; espero que também tu encontres o verdadeiro amor, o ponto de equilibrio e também a felicidade.

    procura a força dos que te amam; certamente eles não te irão faltar.não te deixes abater. ainda serás muito feliz.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Li cada uma das tuas palavras e elas só vieram confirmar aquilo que já conhecia de ti. Que és uma pessoa doce, com um coração enorme, com uma capacidade de lutar imensa e a quem as dificuldades da vida magoam mas não derrubam. Admiro-te por isso, mais do que possas imaginar. Certa de que esta fase de tristeza e mágoa acabará por passar. Certa de que encontrarás o caminho certo para ti e para o teu amor maior. Certa de que continuas a acreditar todos os dias. Eu acredito e estarei aqui para ti sempre que precisares ♥
    Abraço apertado, querida Mel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ohh sem palavras Helena para ti, para estas palavras tão tuas que me tocam o coração! A admiração e o carinho são mutuos! bjinho especial e abraço bem forte!

      Eliminar
  16. Acho que és muito corajosa. Não desistas da felicidade.
    beijinhos e força!

    ResponderEliminar