quarta-feira, 3 de julho de 2013

Desabafo

Divórcio é mau mas não é uma tragédia.
Tragédia é morrer alguém que amamos, lidar com uma doença grave e vivenciar muitas outras situações complicadas que há neste mundo.
Claro que ninguém se divorcia de ânimo leve. É uma fase dolorosa seja em que condições for. Mas eu, diante situações adversas, procuro sempre minimizar os danos, procurar estratégias para alijeirar processos menos bons. No entanto, nunca pensei que ainda houvesse tanta discriminação em relação a este assunto. Mesmo que não se apercebam há pessoas "amigas" que têm demonstrado um certo desconforto e optam pela ausência, pelo afastamento e por vezes tomam partidos sem sequer saberem dos factos. Acredito que muitas vezes não o façam por mal, talvez não lhes seja fácil lidar com a situação, mas um "estás bem?" ou um "precisas de alguma coisa?" seria o minimo. Mas também sou daquelas pessoas que dispensa hipocrisias, se é para dizer por dizer mais vale assim caladinhas, na vidinha delas.
Sabem, no fundo acho que as pessoas não entendem que não tenho tempo nem feitio para me entregar ao sofrimento. Já passei coisas bem piores na vida e como tal enfrento os dias com um sorriso no rosto, apesar de doer tenho de andar para a frente e VIVER! A minha filha depende de mim e tudo farei para que ela seja feliz, segura e bem resolvida com a vida. 
Conclusão é também nestas alturas que as pessoas se revelam e infelizmente nesta fase tenho tido revelações bem desagradaveis. Em contrapartida vocês têm sido uma lufada de ar fresco na minha vida, uma maravilhosa surpresa e também sinto que a princesa M, apesar de tudo, tem estado bem... e o meu coração só pode festejar pelas coisas boas!
Bom dia!

28 comentários:

  1. Infelizmente as pessoas não perdem a péssima mania que têm de julgar os outros...
    Tenho a certeza que és superior a isso e concerteza é o momento de fazer filtragens, o bom do mau, os amigos dos conhecidos, quem nos ama e quem apenas nos suporta. O momento pode não ser o adequado, mas concerteza vais retirar dele o melhor. Um beijinho e força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bom conceito esse das filtragens é isso mesmo! tento tirar sempre o melhor! ;) obrigada

      Eliminar
  2. A maioria das vezes é quando estamos em baixo (seja por que motivo for) que vemos quem realmente são os nossos amigos.
    e quase sempre temos surpresas, agradáveis e desagradáveis :)
    Beijinho muita força ;) A nuvem vai passar e o sol volta a brilhar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada estrelinha, o meu coração se veste de esperança! bjinho

      Eliminar
  3. Divórcio é coisa difícil e dolorosa,mesmo que estejamos muito certos da nossa decisão...eu sei Melzinha, já passei por isso no meu primeiro casamento...e uma das descobertas mais complicadas nem tem a ver com a pessoa que deixamos, (esse impacto já esperávamos), mas com os "amigos" e até alguns familiares que faziam parte do circulo do casal...em breve muitos "tomam as dores" de um ou outro lado e muitos não conseguem manter-se imparciais e manter o contato com ambas as partes...Uma coisa é boa... ficamos a saber realmente com quem contamos...e são esses que importam!
    Tu para festejar tens o fato de ter tomado a decisão que achaste certa para ti e por o teres feito de forma a minimizar os efeitos para a pequena M...e por o teres conseguido...Tens a festejar ter sido verdadeira contigo própria e com os outros, por continuares com gosto de viver a vida e com força por recomeçar...por teres um coração do tamanho do mundo e seres uma pessoa maravilhosa que ainda vai ser muito muito feliz na vida porque o merece...Eu tenho a festejar ter-te conhecido e mesmo virtual (temos de resolver isso), me considerar muito tua amiga!!!!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim essa parte é mais uma a juntar ao resto, mas tens toda a razão ficamos a saber com quem contamos. sim tenho de festejar ter sido verdadeira comigo própria e com os outros e lutar sempre pelo melhor por mim e pela M... as tuas palavras tocaram-me muito e é um grande prazer ter-te encontrado! bjinho especial

      Eliminar
  4. Acho que fazes bem em manter esse espirito. E realmente é nas fases em que mais necesitamos de uma palavra de conforto ou de um abraço amigo que afinal precebemos que são poucos os verdadeiros amigos que ficam e nos abraçam. Mas esses valem por mil.

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Por norma, as pessoas acham que o facto de outras andarem com um sorriso no rosto indica que estão felizes. como se enganam. Ter um sorriso no rosto pode ser a arma para ajudar a superar um momento difícil , a caminharem para o lado positivo das coisas, para o equílíbrio. O sorriso não indica que aquele momento não as está a afectar, mas como dizes, um sorriso ajuda a aligeirar o peso que se traz na alma.

    A maioria dos que nos rodeiam acham que um sorriso é sinónimo que tudo está bem, que estamos a encarar tudo de ânimo leve. não aceitam a alegria. acham que se deve andar cabisbaixo, com um ar de carpideira e com muitos queixumes à mistura.

    A tua postura perante a vida só a ti te interessa. quanto aos outros, deixai-os estar mergulhados na hipocrisia, no negativismo. Não irão longe, mas não te arrastarão a ti que tu não deixarás.


    Beijinho e força em busca da felicidade, do equilíbrio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alice que palavras tão certas!! é mesmo isso e sabes que mais esta minha postura por vezes incomoda e até pode chocar alguns mas nada me fará deixar de lutar por mim e pela minha filhota, por esse equilibrio tão precioso! obrigada!! bjinhosssssssss

      Eliminar
  6. Admiro muito a tua força!
    Não me posso pronunciar sobre divórcio, pois não sei (e espero continuar a não saber) o que é...
    Continua a sorrir e com o teu coração do tamanho do mundo!

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  7. isso é que é força.. mas não entendo como ainda existe discriminação em relação a esse assunto..

    Assim consegues distinguir quem são os teus verdadeiros amigos..

    kisses***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. podes crer, infelizmente hoje em dia é cada vez mais comum este tipo de situações mas infelizmente também ainda não estamos preparados para lidar com certas situações a vários niveis.
      Não é fácil perceber os poucos amigos que temos mas é mais uma aprendizagem. bjinhsssss

      Eliminar
  8. Acho que o caminho, que pareces ter escolhido, é de facto o melhor para ti e para a tua M. Não há nada mais importante do que vocês as duas, neste momento. Um divórcio é sempre uma fase complicada, só por si, por isso aquilo que menos precisas neste momento é de pessoas que te puxem na direção contrária...
    O caminho para a vossa felicidade é esse e são vocês que o fazem :)
    Um beijinho grande, querida Mel

    *Viste o mail que te enviei?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabou por não ser bem uma escolha mais um tem de ser, já não há volta a dar! acredito que fiz o que tinha de fazer com alguma coragem...
      Obrigada minha doce helena!!
      Vi agora o mail mas não percebi?! Desculpa a minha memária anda péssima!
      bjinhosss

      Eliminar
    2. Quando digo escolha, refiro-me ao facto de não teres cedido ao sofrimento e tentares, apesar de tudo, seguir em frente com a tua filha... com um sorriso no rosto, como referes :)

      *Tinhas-me pedido o e-mail :)
      Beijinhos

      Eliminar
    3. =) sim eu percebo!
      ok depois lembrei-me, não ligues ando toda queimadinha Bjnhossssssssss

      Eliminar
  9. Sabes Mel! À minha volta tem havido o tal booommm de separações que já falei no blogue. E muita gente tem mostrado isso mesmo! O tomar partidos, o não apoiar, o não estar ali para aquilo que é preciso... Isso percebe-se quando estamos em momentos mais fragilizados. Há pouco tempo a minha mãe disse-me: "No sucesso vês a quantidade, na desgraça vês a qualidade dos teus amigos!" E a verdade é esta! É dura, é cruel, mas é a real! Podemos não nos conhecer pessoalmente, mas a nível virtual, estou aqui para aquilo que precisares! SEMPRE! ;)

    Jito no coração!!!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um obrigado Gigante a ti minha querida Little Star!

      Eliminar
  10. Olá:) Não sei se será descriminação ou tomar partido, eu acho que é mesmo das pessoas não saberem como reagir, nem o que dizer nestas alturas e acredito que na maior parte dos casos nem seja por maldade. Assisti a um divórcio recentemente em que uma das pessoas envolvidas dizia exactamente o mesmo que tu, mas tb a ouvi queixar que era incomodo estar sempre a falar do mesmo, quando alguém lhe perguntava alguma coisa. Eu acho que quem passa por um divórcio fica fragilizado e espera um determinado tipo de conforto mas quem está por perto não sabe exactamente qual a reacção que esperam que tenha. Não sei se percebeste ... acho que me baralhei toda no que queria dizer :)) Beijinhos Mel e sê feliz com a tua M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. percebi sim Isa, e nalguns casos até posso compreender mas a pessoa não precisa perguntar grandes coisas simplesmente fazer a sua amizade presente com uma simples msg, acho que não é pedir muito...
      Há dias mais dificeis mas tento ser feliz nas pequenas grandes coisas! bjsssssss

      Eliminar
  11. Eu acho que nestas horas basta um sorriso e uma palavra amiga, mas as pessoas têm tendência para tomar partidos, e tentam procurar culpados, e isso é mau. Mas vais ver que os verdadeiros amigos, vão aparecer e dar-te apoio.por mim tens todo o meu apoio se precisares de um ombro amigo, sabes onde me encontrar....
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Marina gestos simples e verdadeiros poderão fazer toda a diferença! Obrigadão!!! bejinhosssssss

      Eliminar
  12. Chamaste? Estou aqui! Só tenho pena de não estar ao teu lado na secretária para te apertar a mão sempre que te sentisse a precisares de mim.
    Olha o meu emilio (jeito carinhoso de tratar o e-amil) está à tua disposição sabes disso, não sabes?
    O Positivo?
    Saberes que estarão incondicionalmente presentes na tua vida pessoas que há meses atrás nem conhecias!

    Quem cá não está, não faz falta! Siga p'ra frente, que atrás vem gente!!!!


    Adoooro-te muito miúda DOCE!!!!

    jinhosssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb te adoro minha Surizinha querida do ♥! bjinho

      Eliminar
  13. Olá Mel,
    Eu tenho estado ausente daqui e de outros blogues mas volto sempre ao sítio onde fiquei. Não foi com surpresa que li o teu texto ou melhor a atitude das pessoas, é mais fácil apontar o dedo e por isso o tabu existe.

    Vou-te dar a minha opinião e fui um filho que sempre quis o divórcio dos pais, acabou por acontecer alguns anos depois e isso lamento mas tive que aceitar.
    A união e o divórcio são duas provas de amor, não consigo compreender como saber que aquela pessoa não nos faz feliz e insistir em ficar com ela isso é negar a felicidade a duas pessoas.

    Em relação aos tabus é muito difícil na sociedade que temos as mentalidades serem diferentes e é muito fácil apontar o dedo e julgar os outros, deves estar bem contigo e isso estás de certeza e tens o maior tesouro que pode existir, a tua princesa M, :)

    Um beijinho muito grande à princesa M.

    beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sergio, bem verdade! são mesmo duas provas de amor tanto o casamento como o divórcio. Amor- próprio, amor pelo outro, amor pela vida, amor pela sinceridade de sentimentos, amor pela autenticidade!
      custa muito mas dias melhores virão ;)

      Eliminar